Home / Edifícios Corporativos / EZ Towers – São Paulo (SP)

Cliente:

EZ Tec Empreendimentos

Instalador:

Star Center Soluções em Climatização Ltda.

Projetista:

Thermoplan Engenharia Térmica Ltda.

Capacidade:

6.240 HP

Soluções Utilizadas:

VRF - Condensação a água

Escopo da obra:

Sistema de ar condicionado do tipo VRF, ventilação e exaustão mecânica, pressurização de escada e extração de fumaça.

EZ Towers – São Paulo (SP)

Maior complexo comercial com sistema VRV com condensação a água da América Latina.

Considerado um dos maiores complexos comerciais do país, o Complexo EZ Towers tem localização privilegiada na rua Enxovias, no bairro Chácara Santo Antônio em São Paulo e possui as melhores especificações técnicas da atualidade. É considerada a maior obra VRV com Condensação a água da América Latina, com 6.240 HP de capacidade. Está respeitada e sólida incorporadora do mercado também está atenta à sustentabilidade que garantiu ao EZ Towers o título de Green Building, seguindo as técnicas estabelecidas pelo U.S. Green Building Council para a obtenção da certificação LEED GOLD e posterior certificação LEED Platinum EB+OM.

É um projeto de design único e inovador, composto por duas torres idênticas, chamadas de A e B, tendo cada uma 32 pavimentos, 3 subsolos, 1 térreo e 1 cobertura (laje técnica). Cada pavimento de escritórios é composto por 4 casas de máquinas de unidades condensadoras com previsão de expansão ou sistema 24 horas de 10HP cada uma. Os pavimentos são complementados por 56 unidades evaporadoras do tipo “Built-in”. Em cada pavimento existem ainda 8 recuperadores de calor responsáveis pelo resfriamento do ar externo de renovação, através da retirada de parte do ar de retorno. Tanto os ventiladores de exaustão como o de reposição de ar externos estão localizados na cobertura e são captados por 4 shafts de cada sistema. A utilização dos recuperadores de calor tem como vantagem a redução de carga térmica do sistema e a economia de energia para o empreendimento. Cada uma das coberturas abriga 12 unidades de torres de resfriamento que operam em circuito fechado prevenindo a entrada de impurezas, por meio das serpentinas em aço inox, na água de condensação que atua no sistema VRV e, à baixa taxa de evaporação da água, que em circuito aberto ocorre de forma elevada, provocando maior desperdício. As mesmas possuem um sistema de circulação de água através de bombas localizadas ao lado das bacias, responsáveis pela circulação da água sobre as serpentinas para que ocorra o processo de resfriamento da água de condensação.

O sistema das torres é integrado por 10 bombas de água de condensação, sendo 8 operantes e duas reservas em cada cobertura. Para melhor desempenho e economia, tanto as bombas como os ventiladores das torres são operadas por inversores de frequência. No caso das bombas, há variação de água de condensação, uma vez que quando a unidade condensadora não está em funcionamento, a válvula motorizada, instalada na tubulação hidráulica de cada unidade, fecha e impede a passagem de água de condensação. Dessa forma, o sensor de pressão instalada no barrilete da tubulação recebe um sinal de aumento da pressão e o inversor de frequência diminui sua rotação, reduzindo a vazão de água até que a pressão atinja a seu set point, proporcionando menor consumo de energia para o sistema e menor desgaste dos equipamentos. Para os ventiladores das torres, os inversores de frequência funcionam em função da temperatura de saída da água de condensação. O EZ Towers está adequado para as necessidades do dia a dia, proporcionando segurança, versatilidade e comodidade aos usuários.

 

 

CLIENTES

CLIENTES

Fale Conosco

FORNECEDORES

FORNECEDORES

Cadastre-se

TRABALHE CONOSCO

TRABALHE CONOSCO

Cadastre-se