Star Center

pt Português
Home / Hotéis / Hotel Unique

Cliente:

Hotel Unique

Capacidade:

382 TR | 1.344 kW

Solução utilizada:

Sistema de expansão indireta.

Escopo:

Retrofit da Central de água gelada, com a substituição do sistema existente por chiller com controle de capacidade e moto-bombas in-line com sistema de controle de vazão incorporado, de modo a reduzir o consumo de energia em função da demanda necessária no empreendimento.

Hotel Unique

Redução de 35% do consumo de energia elétrica com o retrovit do sistema de climatização.

Conhecida pela sua ousada característica arquitetônica, em formato de barco, criado pelo renomado Arquiteto Ruy Otake, abriga 95 (noventa e cinco apartamentos, sendo 10 (dez) suítes, conta com enormes janelas circulares, dando visão panorâmica da região dos Jardins, na cidade de São Paulo.

Em seu terraço, encontra-se o restaurante Skye, comandada pelo Chef Emmanuel Bassoleil, nascido na tradicional cidade gastronômica de Dijon na França. No intuito de melhorar a eficiência energética do empreendimento, o departamento de engenharia do Hotel Unique, buscou como parceiro, a empresa de projetos EPT Engenharia para realizar o projeto de retrofit da Central de Água Gelada (CAG). A Star Center foi escolhida para ser o parceiro na implantação do retrofit, que contou com:

– Substituição dos 2 (dois) resfriadores de líquido com condensação a ar por 2 (dois) novos equipamentos, com compressores parafusos inverter de capacidade de 200 (duzentos) TR cada, totalizando 400 (quatrocentos) TR, com COP de 3,18 kW|kW e IPLV de 6,5 kW|kW, de fabricação Daikin.

– Substituição das 3 (três) bombas centrífugas de água gelada primária (BAGP), de vazão constante, por 3 (três) bombas “in-line” de vazão variável, sendo 2 (duas) efetivas e 1 (uma) reserva, de fabricação Armstrong.

– Substituição das 4 (quatro) bombas centrífugas de água secundária (BAGS), de vazão variável, por 4 (quatro) bombas “in line” de vazão variável, sendo 2 (duas) para cada anel secundário, onde 1 (uma) efetiva e 1 (uma) reserva, de fabricação Armstrong. Adequação da rede hidráulica para a nova configuração.

– Implantação do sistema de automação da nova CAG, de fornecimento Sauter. O funcionamento da CAG, é baseado no consumo de água gelada dos anéis secundários, que comandam as BAGPs e a capacidade dos resfriadores de líquido.

Com a implantação do novo conceito de automação e com equipamentos (resfriadores e bombas) de melhor eficiência energética, conseguimos a redução de 35% (trinta e cinco por cento) no consumo energético do empreendimento, o que represento economia de 607.748 (seiscentos e sete mil e setecentos e quarenta e oito) Kwh nos 12 (doze) primeiros meses de operação em comparação ao período anterior.