Star Center

pt Português
Home / Institucional / É possível climatizar ambientes com sistemas e soluções diferentes?

É possível climatizar ambientes com sistemas e soluções diferentes?

É possível climatizar ambientes com sistemas e soluções diferentes?

Parece uma dúvida boba, mas não é! Ela não é só comum, como, também, bastante complexa de responder. Partimos do princípio que, sim, é possível climatizar a mesma estrutura predial com diferentes tipos de sistemas de climatização que proporcionam e viabilizam soluções distintas. Mas, antes, precisamos entender alguns princípios importantes da climatização para compreender (de verdade) o que esse “sim” significa não só para a sua obra como, também, para as experiências que você vai ter quando entrar em algum lugar. 

Aqui você vai encontrar:

Como funciona a climatização de um ambiente?

É possível climatizar ambientes com sistemas e soluções diferentes?

Desafios de um projeto de engenharia de climatização.

O case responsável pelo prêmio Smacna 2022

O universo da engenharia da climatização é relativamente novo. As soluções, inovações e novidades do mercado aparecem, para quem não é do setor, normalmente, bem atrasadas. Dúvidas como a que tratamos aqui são bem comuns. Não para quem desenha o projeto, claro que não! Mas, talvez, para quem o idealiza. É importante disseminar esse conhecimento. Hoje, contamos com soluções incríveis que viabilizam sonhos que ainda não foram sequer sonhados. Mas que já são possíveis. Basta ter a tecnologia e o conhecimento certo. Além da engenharia, arquitetura e notoriedade do mercado temos, também, uma responsabilidade energética que chega ao setor com mais força a cada dia. Tudo isso precisa ser analisado e conhecido a fundo. Só assim podemos avançar com as melhores soluções, proporcionando as melhores experiências. Para garantir que você termine este artigo com o pleno conhecimento sobre se é ou não possível climatizar ambientes com sistemas e soluções diferentes, vamos esmiuçar o assunto por partes. 

 

Como funciona a climatização de um ambiente?

Um sistema de climatização é projetado para controlar o ambiente interno e garantir conforto, segurança e qualidade do ar. Ele funciona regulando a temperatura, a umidade, o fluxo de ar e a limpeza do ar dentro de um espaço. O sistema traz ar externo fresco para garantir ventilação adequada e restabelecer os níveis de oxigênio, removendo de circulação ar viciado, odores e poluentes através de aberturas de exaustão, melhorando a qualidade do ar interno.

Além disso, todo sistema de climatização conta com termostato – uma interface de usuário que permite aos ocupantes definir a temperatura desejada no ambiente em que estão. Ele se comunica com o sistema de climatização para manter as condições internas desejadas.

Os filtros desempenham um papel importante no ar que respiramos. Eles são os responsáveis por remover poeira, pólen e outras partículas transportadas pelo ar circulante, melhorando a qualidade do ar e protegendo os componentes do sistema de climatização.

O sistema de climatização funciona com base nas configurações do termostato e na entrada de vários sensores. Quando a temperatura se desvia do ponto de ajuste, o componente de aquecimento ou resfriamento é ativado e o ar condicionado é distribuído pelos dutos. O sistema continua a funcionar até atingir a temperatura desejada, mantendo o ambiente confortável.

 

É possível climatizar ambientes com sistemas e soluções diferentes?

Sim, é possível climatizar ambientes com diferentes sistemas e soluções! Embora os sistemas de climatização tradicionais, que usam unidades centrais, sejam comumente usados, existem vários métodos alternativos disponíveis. A grande questão está, justamente, aqui. É possível usar inúmeras soluções, mas nem todas são ideais. Projetos tem particularidades, existem nichos, cada um conta com normas, sanções e soluções que podem ou não otimizar o desenvolvimento da obra. Além disso, é sempre importante pensar, também, no objetivo do projeto. Para quem e para o que a obra está sendo construída? Afinal, são essas pessoas que vão usufruir do conforto térmico e da qualidade do ar no final das contas. Não é qualquer serviço, tampouco uma junção de diferentes soluções que servem. Às vezes, variar a solução não é necessário, mas, também pode ser imprescindível. Só uma equipe que realmente entende do negócio pode chegar a essa conclusão. 

 

Desafios de um projeto de engenharia de climatização.

Os projetos de engenharia de climatização podem apresentar vários desafios que precisam ser cuidadosamente abordados para garantir um resultado bem-sucedido. Vamos falar sobre alguns deles:

Complexidade do projeto

Incluindo seleção de equipamentos, layout de dutos, cálculos de dimensionamento e integração do sistema de controle. Gerenciar a complexidade do projeto enquanto atende aos requisitos específicos do projeto pode ser um desafio.

Eficiência Energética

Equilibrar o conforto dos ocupantes com a conservação de energia requer um projeto cuidadoso, seleção de equipamentos e otimização do sistema para minimizar o consumo de energia, mantendo o desempenho.

Regulamentações Ambientais

Todo e qualquer sistema de climatização deve aderir aos regulamentos de refrigerantes, atender aos requisitos de eficiência energética e considerar aspectos de sustentabilidade, como a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Restrições de construção

Edifícios existentes passando por atualizações ou retrofits podem apresentar desafios devido a espaço limitado, restrições arquitetônicas ou infraestrutura desatualizada. 

Conforto dos ocupantes e qualidade do ar interior

Proporcionar o conforto ideal aos ocupantes e manter uma boa qualidade do ar interior são objetivos essenciais. Projetar sistemas de climatização que controlam efetivamente a temperatura, a umidade, o fluxo de ar e a limpeza do ar, minimizando o ruído e as correntes de ar, pode ser um desafio, principalmente em espaços com diversos requisitos de uso.

Comissionamento e verificação de desempenho

São cruciais para garantir que eles funcionem como pretendido. Testar, ajustar e balancear o sistema, verificar as sequências de controle e garantir a operação adequada requer experiência e procedimentos rigorosos.

Superar esses desafios requer uma compreensão abrangente dos princípios de engenharia de climatização, colaboração entre as equipes de projeto e construção, adesão a regulamentos e padrões e gerenciamento de projeto eficaz. Envolver profissionais experientes e alavancar ferramentas avançadas de projeto ajudam a enfrentar esses desafios com mais eficiência.

 

O case responsável pelo prêmio Smacna 2022

 Vamos falar sobre como climatizar ambientes com sistemas e soluções diferentes de uma forma funcional, otimizada e que realmente faz a diferença! 

O Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein tem uma arquitetura moderna assinada por Moshe Safdie que visa a integração de todas as áreas do centro de pesquisa e promover o que há de melhor no habitat humano. 

O prédio conta com uma floresta que requer controle de temperatura e umidade constante, salas de aula, biblioteca, auditório, laboratórios com cascata de pressão e sala limpa com classificação de biossegurança N.B.3 (uma das únicas em território nacional com paredes de vidro). 

Para atender cada um desses ambientes, a Star Center instalou uma única CAG com unidades de resfriamento de mancal magnético da Daikin, torres de resfriamento metálicas de alto desempenho, tanque de expansão pressurizado com equipamento automático de reposição de água, separador mecânico de microbolhas e partículas motobombas com inversor de frequência incorporado em um único anel hidráulico com vazão variável, além de uma central de filtragem na sala absoluta na sala limpa e filtragem F7 no demais ambientes. 

Serpentinas de aquecimento e de resfriamento distribuem o ar de forma variável através das redes de dutos e caixas VAV, isso permite controle individual de temperatura e umidade por ambiente. Esse sistema permite a captação de 100% do ar externo para garantir a qualidade do interior e promover a economia de energia. 

Para acompanhar as linhas arquitetônicas da obra, projetamos individualmente – de forma inédita no Brasil – cada trecho dos difusores lineares curvos (produzidos no Canadá). Cada um dos laboratórios conta com um sistema dedicado para extração e diluição do ar contaminado e a cozinha, com um sistema que neutraliza as moléculas de gordura. 

Quando falamos sobre climatizar diferentes ambientes com soluções dedicadas, é sobre esse tipo de projeto que nos referimos. Pensar, planejar, analisar e promover algo único para que as melhores experiências sempre começam pelo ar. 

Acesse aqui e conheça outros projetos especiais executados pela Star Center.

Leia também:

Edifícios corporativos: como o conforto térmico de um ambiente climatizado melhora muito a vida das pessoas?

GOSTOU DESTE POST? COMPARTILHE!