Star Center

pt Português
Home / Campanhas / Outubro Rosa / Outubro Rosa | Campanha de prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa | Campanha de prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa | Campanha de prevenção ao câncer de mama

Câncer de mama: Vamos falar sobre isso?🎗️

A informação pode ajudar a salvar vidas. Por isso, elaboramos alguns tópicos para orientar mulheres e homens a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

1. Dê atenção ao que você come

Somos o que comemos. Mantenha uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes e frutas. Leguminosas como lentilha, feijão branco e grão-de-bico são ótimos componentes de prevenção ao aparecimento do câncer de mama.

2. Mantenha os exames em dia
Ter um médico de confiança é fundamental. Ele poderá trazer mais segurança para você e fornecer orientações preciosas para sua saúde. Além disso, o profissional pedirá exames laboratoriais e avaliará com atenção os resultados. Tudo isso constitui uma das mais importantes medidas preventivas.

3. Fique de olho no prazo da mamografia e da
reposição hormonal
A periodicidade indicada para mamografia em mulheres acima de 40 anos é uma vez a cada dois anos. Nas situações de incidência da doença na família, esse prazo pode diminuir (tornando-se anual), e a idade para início do exame, também (35 anos). Atenção, mulheres na menopausa não devem fazer reposição hormonal. A exceção fica por conta de orientações médicas específicas.

4. Faça do autoexame um hábito
Você sabia que 80% dos casos de câncer de mama são descobertos por meio do autoexame? Afinal, a doença é silenciosa e não apresenta sintomas. Ao se conhecer, você pode detectar qualquer anormalidade em estágio precoce e procurar ajuda médica para o diagnóstico correto. Se perceber alguma alteração, não se desespere. Na grande maioria das situações, elas são benignas. Porém só um profissional poderá avaliar.

5. Beba com moderação e abandone o cigarro
A ingestão de bebida alcoólica e o tabaco contribuem para o aparecimento do câncer de mama. Se eles forem combinados, então, as chances ficam maiores. Caso seja fumante, considere abandonar o cigarro. Isso trará benefícios para a sua saúde como um todo. Em relação à bebida, não exagere.

GOSTOU DESTE POST? COMPARTILHE!